Bicicletas de ciclocrosse

5 artigos

Quer saber mais sobre as bicicletas de ciclocrosse?

As bicicletas de ciclocrosse foram desenhadas para a prática desta modalidade de ciclismo, nascida a miados do século XX, que consiste em realizar um determinado número de voltas a um circuito com troços de alcatrão, caminhos e prados e uma série de obstáculos (naturais ou artificais) que devem obrigar o ciclista a sair da bicicleta para os evitar.

São semelhantes às bicicletas de estrada, embora com algumas diferenças, como pneus mais largos e com calços, para melhorar a tração sobre terra e lama ou a utilização de pedais de bicicleta de montanha. A bicicleta é mais estreita entre eixos, para uma melhor manobralidade. Também são mais altas de caixa de eixo pedaleiro, para evitar que a bicicleta bata contra obstáculos elevados. Os travões são de tipo cantiléver, para evitar que em terrenos com lama, esta se acumule.

Aa bicicleta de ciclocrosse é um tipo de bicicleta rápida e versátil, apta para a maioria das superfícies, com exceção de um excesso de pedras ou descidas muito vertiginosas. Move-se com maior agilidade e velocidade pelos mesmos sítios que a bicicleta de montanha e com menos componentes mecânicos. Graças à sua leveza, também roda bem pelo asfalto e por trilhos antigos de terra, ainda com os pneus com calços. Também se pode utilizar com rodas de estrada e converter numa bicicleta de estrada.


Marcas de bicicletas de ciclocrosse que podem interessar: