Bicicletas de estrada

33 artigos

Quer saber mais sobre as bicicletas de estrada?

As bicicletas de estrada são especificamente desenhadas para circular pelo asfalto. Normalmente, os seus pneus são estreitos e as rodas grandes de 700 cc (28 polegadas) com o guiador de perfil baixo. O tamanho dos pratos e da pedaleira costuma ser maior do que em bicicletas de montanha, bem como a distância entre os eixos das rodas. Pelo contrário, costumam ter uma altura de caixa de eixo pedaleiro mais baixa, o que as torna mais estáveis, mesmo a altas velocidades, embora dependa de cada modelo. Os manípulos de mudança estão, normalmente, integrados nos manípulos de travão.

Como escolher a sua bicicleta de estrada?

Tamanho

Antes de comprar uma bicicleta, assegure-se que escolheu o tamanho correto. Isto dar-lhe-á maior eficiência e conforto. No caso das bicicletas de estrada, gravel e ciclocrosse, no momento de escolher o tamanho do quadro, normalmente, tem-se como referência o comprimento interior da perna, ou entreperna, e multiplica-se o resultado em centímetros por 0,65. Para medir a entreperna, colocamo-nos descalças, de costas para a parede, com um esquadro ou um livro entre as pernas. Colocá-lo-emos a tocar a zona do períneo. Em seguida, mediremos a distância ao solo desde a parte superior do esquadro ou do livro. Os tamanhos medem-se em centímetros e vão desde o 46 até ao 64.

Material

O material do quadro não só determina o preço da bicicleta, mas também, em grande medida, como se sentirá ao conduzi-la. As bicicletas de estrada são fabricadas numa grande variedade de materiais (aço, titânio, chromoly, etc.), sendo o alumínio e a fibra de carbono os mais habituais. A fibra de carbono é um material muito rígido, leve e resistente às vibrações. Por outro lado, o alumínio permite uma excelente transferência de potência, embora tenha uma menor absorção de impactos do que o carbono.

Uso

A geometria das bicicletas de estrada foi desenhada para ser eficiente, embora existam variações em função do uso para o qual estejam destinadas.

Componentes

Os componentes de uma bicicleta de estrada são os pedais, os desviadores, os travões e os desviadores de mudanças. Os preços variam dependendo do peso e da precisão dos mesmos.

Peso

Os diferentes materiais contam com diferentes vantagens. Os corredores preferem bicicletas mais leves, enquanto os ciclistas originais preferem a durabilidade das bicicletas d estrada mais pesadas. Os novatos deverão ter em conta que as bicicletas mais leves também podem ser as mais caras, e não são necessariamente mais duradouras.


Marcas de bicicletas de estrada que podem interessar: