Cadeados Bicicleta

Não existem produtos que correspondam à seleção.

Quer saber mais sobre os cadeados de bicicleta?

O uso da bicicleta como meio de transporte diário implica tomar uma série de medidas para evitar o risco de roubos, especialmente nas grandes cidades. Os cadeados são elementos de segurança que nos ajudam a fixar a bicicleta e os seus componentes, quando a deixamos estacionada na rua, ou em sítios em que não a podemos supervisar.

Como escolher o cadeado da bicicleta?

Antes de escolher o cadeado, há que ter em conta uma série de fatores:

- Zonas de estacionamento: antes de comprar um cadeado, há que ter em conta as zonas onde costuma estacionar a bicicleta, se só o costuma fazer num sítio, como o trabalho, ou em lugares diferentes. Isto ajudá-lo-á a escolher o tamanho do cadeado. Um cadeado que seja grande o suficiente permitirá bloquear a bicicleta com maior facilidade, embora não seja recomendável usar um demasiado grande, já que pode ser mais fácil de cortar ou manipular. Também se deverá assegurar de que é resistente o suficiente para que não se quebre ou corte com facilidade.

- Valor da bicicleta: normalmente, não se recomenda estacionar bicicletas de competição ou demasiado valiosas na rua. As bicicletas de carbono, por exemplo, são mais frágeis e não aguentam o peso de um cadeado. Também há que ter em conta que, no caso de bicicletas mais económicas que se costumem deixar na rua, se procuramos um cadeado de máxima segurança, é provável que o seu valor supere o custo da bicicleta. Obviamente, toda a bicicleta é valiosa o suficiente para se prender com um cadeado, mas, na maioria das vezes, o cadeado funciona como elemento dissuasivo e nunca é infalível. Isto significa que, perante qualquer tentativa de roubo, a qualidade do cadeado só pode conseguir que os ladrões demorem mais ou menos tempo a roubar o veículo. Assim, outra opção seria investir num tipo de bicicleta que podemos levar sempre connosco, como as bicicletas dobráveis.

- Tipo de cadeado: existem muitos tipos em função do nível de segurança e o mecanismo de fecho. Algumas opções incluem um cadeado de cabo fino, flexível e longo, sendo fácil de prender a distintos objetos. No entanto, é a opção menos segura e fácil de cortar. Outra opção é a de um cadeado de cabo grosso, é menos flexível e possivelmente mais difícil de prender, mas mais forte e com um maior efeito dissuasivo. Outra alternativa é um cadeado de corrente, que é rígido e forte, mas um pouco pesado. Outro cadeado é o que tem a forma de U, que é muito forte e difícil de quebrar. Este é o mais frequente e um dos mais recomendados tanto pela sua fiabilidade e resistência, como pela sua versatilidade e manuseamento, já que é bom para pequenas estruturas como um poste ou um porta-bicicletas.

Considere ainda a integridade do mecanismo do cadeado. Se tem um cabo forte, mas um fecho de plástico barato, imagine o quão fácil é quebrar o cadeado e levar a bicicleta. Um cadeado resistente metálico é uma opção adequada.

Não se esqueça que terá de levar o cadeado consigo, a não ser que o uso e guarde num só lugar. Tenha em conta o tamanho e as opções para guardar a bicicleta ao comprar um cadeado.

Tenha também em conta a simplicidade do mecanismo de cadeado. A maioria vem com uma combinação de segurança ou com fecho.

Como utilizar o cadeado da bicicleta?

Quando compre um cadeado, recorde que deve prender em primeiro lugar o quadro com a roda dianteira. Hoje em dia, muitas bicicletas têm rodas mais fáceis de retirar. Se prende apenas as rodas, um ladrão poderia ficar com o resto da bicicleta. Se prende apenas o quadro, podem roubar-lhe as rodas, que podem ser muito caras.

Se a sua única opção é um cadeado de corrente e se encontra numa área de alta criminalidade ou pensa que há uma alta probabilidade de roubo, considere usar dois cadeados para dificultar o roubo e para que funcione como efeito dissuasivo. Pode utilizar os cadeados de fecho de segurança para bloquear o selim e as rodas, estes consistem em três eixos (dois para as rodas e outros para o selim) que se abrem e fecham com uma chave que pode guardar ou levar sempre consigo no porta-chaves, no caso de precisar de retirar a roda em caso de furo, etc.

Por último, certifique-se de que o cadeado que compre tenha alguma forma de segurança contra roubo ou garantia. Também é recomendável que anote e conserve o número de quadro da sua bicicleta (pode encontra-lo na parte inferior da caixa de eixo pedaleiro) e o registe na polícia. Se coloca algum tipo de identificação, também será mais fácil de recuperar, em caso de roubo.


Marcas da Cadeados Bicicleta que lhe podem interessar:

40% de desconto

40% de desconto no seu e-mail

Registe-se e receba no seu e-mail ofertas de até 40% de desconto em milhares de produtos.

Campo obrigatório