Capacetes Ciclismo
Quer saber mais sobre capacetes de ciclismo?
O capacete de ciclismo é um elemento de segurança da bicicleta, juntamente com os óculos e as luvas. Ainda que o seu uso não seja obrigatório em todos os sítios, é bastante aconselhável e necessário para prevenir lesões cranianas em caso de acidente.
O capacete de bicicleta deve proporcionar a máxima leveza, ventilação e segurança.
Os capacetes de bicicleta têm uma duração máxima de 5 anos. Passado este tempo, os materiais que formam a sua composição deterioram-se perdendo ou reduzindo a capacidade de absorver impactos e comprometendo assim a segurança do utilizador. É por esta razão que se recomenda substituí-los passado este período de tempo. Também é conveniente substituí-los depois de uma queda ou pancada. Ainda que não pareça, poderão estar danificados e, mesmo que não tenha passado o tempo limite de uso, é possível que já não protejam de forma adequada contra os choques por terem sido afetados.
Como escolher um capacete de bicicleta?
Escolher um capacete não é algo simples, existem modelos infinitos com diferentes preços. Os capacetes para menino podem comprar-se a partir de 14 euros. Para adultos, pode encontrar um bom capacete desde 20 euros, embora alguns custem mais de 85 euros. Um preço mais alto não é garantia de melhor qualidade e, por isso, para escolher um capacete deverá ter em conta as seguintes caraterísticas:
- A segurança: o preço de um capacete é determinado sobretudo em função do material, peso e conforto, mas nunca pelo nível de segurança. Todos os capacetes do mercado devem estar estar homologados de acordo com a norma europeia EN1078.
- A parte exterior: os capacetes de bicicleta de gama alta são fabricados num processo "In-mold" no qual a parte exterior e o poliestireno da parte interior se unem formando uma só peça, o que aumenta a resistência contra os impactos e melhora a difusão da energia do choque. Se, por outro lado, a parte exterior está colada ao material interior, existe um maior risco de que se desprenda. Os capacetes de uma só parte são normalmente mais caros, com um preço médio superior a 50 euros, enquanto que os modelos colados custam em média 35 euros.
- O aspeto exterior: as cores chamativas e as faixas refletoras contribuem para uma melhor visibilidade.
- O sistema de fecho: os de tipo clique, com duas partes de plástico que encaixam uma na outra e que se abrem premindo as partes laterais, são o sistema mais prático. Comprove a sua solidez, dando um puxão com força para ver se se abre com facilidade. Seja de que tipo for, deve ter por baixo uma parte acolchoada que proteja o queixo ao roçar com o fecho e que evite que se danifique a pele ao fechá-lo.
- Os orifícios de ventilação: à primeira vista é difícil comprovar a sua eficácia já que esta não depende do número de orifícios, mas sim do seu design e posição. Alguns têm uma malha que impede a entrada de insetos.
- O acolchoado interior: os capacetes costumam ter umas almofadas laváveis e confortáveis, às vezes microperfuradas, para uma melhor transpiração.
- A viseira: pode pôr-se e tirar-se com facilidade para o sol e os ramos das árvores. É muito frequente nos capacetes de MTB de gama média.
Como ajustar um capacete de bicicleta?
A eficácia de um capacete depende em grande parte do ajuste no momento do impacto. Por esta razão, deve utilizar o sistema de ajuste de contorno. Alguns modelos têm umas almofadas simples ou uma borracha elástica. No entanto, o ajuste mais preciso obtém-se com uma anilha de plástico (rock-lock) que rodeia o capacete e que se ajusta à medida da cabeça através de uma rodilha na parte posterior. Esta peça de ajuste deve estar unida ao capacete através de uns elementos de plástico flexível.
Também é necessário regular a longitude das correias de forma a que o capacete não se mova, mas sem causar incómodo (comprove se pode abrir a boca). Certifique-se de que o sistema de regulação é fácil de usar e de que não é preciso repetir a operação cada vez que apertar o capacete. Estique as correias para confirmar se não cedem demasiado.
O capacete deve ser colocado na posição horizontal, nem inclinado para trás para a nuca, nem a tapar os olhos. Ao mover a cabeça de forma rápida, o capacete não deve mover-se da sua posição, mas também não deve comprimir a cabeça.
As correias devem ficar à volta das orelhas e não a tapá-las. É necessário certificar-se de que o capacete não interfira com o ouvido, nem com a visão. Use-o sempre apertado para sua própria segurança e para a das pessoas que circulam atrás de si.
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