Carrinho

Capacetes Ciclismo

+ marcas

Quer saber mais sobre capacetes de ciclismo?

O capacete de ciclismo é um elemento de segurança da bicicleta, juntamente com os óculos e as luvas. Ainda que o seu uso não seja obrigatório em todos os sítios, é bastante aconselhável e necessário para prevenir lesões cranianas em caso de acidente.

O capacete de bicicleta deve proporcionar a máxima leveza, ventilação e segurança.

Os capacetes de bicicleta têm uma duração máxima de 5 anos. Passado este tempo, os materiais que formam a sua composição deterioram-se perdendo ou reduzindo a capacidade de absorver impactos e comprometendo assim a segurança do utilizador. É por esta razão que se recomenda substituí-los passado este período de tempo. Também é conveniente substituí-los depois de uma queda ou pancada. Ainda que não pareça, poderão estar danificados e, mesmo que não tenha passado o tempo limite de uso, é possível que já não protejam de forma adequada contra os choques por terem sido afetados.

Como escolher um capacete de bicicleta?

Escolher um capacete não é algo simples, existem modelos infinitos com diferentes preços. Os capacetes para menino podem comprar-se a partir de 14 euros. Para adultos, pode encontrar um bom capacete desde 20 euros, embora alguns custem mais de 85 euros. Um preço mais alto não é garantia de melhor qualidade e, por isso, para escolher um capacete deverá ter em conta as seguintes caraterísticas:

- A segurança: o preço de um capacete é determinado sobretudo em função do material, peso e conforto, mas nunca pelo nível de segurança. Todos os capacetes do mercado devem estar estar homologados de acordo com a norma europeia EN1078.

- A parte exterior: os capacetes de bicicleta de gama alta são fabricados num processo "In-mold" no qual a parte exterior e o poliestireno da parte interior se unem formando uma só peça, o que aumenta a resistência contra os impactos e melhora a difusão da energia do choque. Se, por outro lado, a parte exterior está colada ao material interior, existe um maior risco de que se desprenda. Os capacetes de uma só parte são normalmente mais caros, com um preço médio superior a 50 euros, enquanto que os modelos colados custam em média 35 euros.

- O aspeto exterior: as cores chamativas e as faixas refletoras contribuem para uma melhor visibilidade.

- O sistema de fecho: os de tipo clique, com duas partes de plástico que encaixam uma na outra e que se abrem premindo as partes laterais, são o sistema mais prático. Comprove a sua solidez, dando um puxão com força para ver se se abre com facilidade. Seja de que tipo for, deve ter por baixo uma parte acolchoada que proteja o queixo ao roçar com o fecho e que evite que se danifique a pele ao fechá-lo.

- Os orifícios de ventilação: à primeira vista é difícil comprovar a sua eficácia já que esta não depende do número de orifícios, mas sim do seu design e posição. Alguns têm uma malha que impede a entrada de insetos.

- O acolchoado interior: os capacetes costumam ter umas almofadas laváveis e confortáveis, às vezes microperfuradas, para uma melhor transpiração.

- A viseira: pode pôr-se e tirar-se com facilidade para o sol e os ramos das árvores. É muito frequente nos capacetes de MTB de gama média.

Como ajustar um capacete de bicicleta?

A eficácia de um capacete depende em grande parte do ajuste no momento do impacto. Por esta razão, deve utilizar o sistema de ajuste de contorno. Alguns modelos têm umas almofadas simples ou uma borracha elástica. No entanto, o ajuste mais preciso obtém-se com uma anilha de plástico (rock-lock) que rodeia o capacete e que se ajusta à medida da cabeça através de uma rodilha na parte posterior. Esta peça de ajuste deve estar unida ao capacete através de uns elementos de plástico flexível.

Também é necessário regular a longitude das correias de forma a que o capacete não se mova, mas sem causar incómodo (comprove se pode abrir a boca). Certifique-se de que o sistema de regulação é fácil de usar e de que não é preciso repetir a operação cada vez que apertar o capacete. Estique as correias para confirmar se não cedem demasiado.

O capacete deve ser colocado na posição horizontal, nem inclinado para trás para a nuca, nem a tapar os olhos. Ao mover a cabeça de forma rápida, o capacete não deve mover-se da sua posição, mas também não deve comprimir a cabeça.

As correias devem ficar à volta das orelhas e não a tapá-las. É necessário certificar-se de que o capacete não interfira com o ouvido, nem com a visão. Use-o sempre apertado para sua própria segurança e para a das pessoas que circulam atrás de si.


Opiniões destacadas sobre Capacetes Ciclismo

Capacete Spiuk Tamera Lite amarelo preto
Capacete
Tudo do melhor obrigado
, o
Capacete MET Crossover preto amarelo mate
Relação cabeça/capacete
Há vários (muitos...) anos que uso capacetes MET, quer em BTT, quer em estrada. De todos os que já experimentei, estes são os que melhor se ajustam ao formato da minha cabeça. Sinto-me confortável e têm uma boa relação qualidade/preço. Recomendo mas aconselho a experimentar antes de comprar.
, o
Capacete MET Manta preto vermelho mate
Excelente artigo
Recomendo, super leve e confortável
, o
Capacete Giro Hale vermelho infantil
Com qualidade
Gostei muito do capacete. apenas o achei maior do que o tamanho minimo.mencionado
, o
Capacete Bell Nomad preto cinzento
Muito boa qualidade
Super leve e confortavel
, o
Capacete Bell Sanction azul amarelo fluo
Confortavel e leve
Testei o capacete da Bell, e gostei e confortável ajusta bem na cabeça e leve, recomendo.
, o
Capacete Giro Hale lima mate infantil
Qualidade!
Recomendo.
, o
Capacete Endura Single Track II vermelho-escuro
Fresco leve e confortavel
Com as suas generosas entradas de ar é muito arejado e também tem um peso simpático.
, o
Capacete DPV Centaur verde mate lima
Grande qualidade
Recomendo, boa relação preço qualidade
, o
Capacete DPV Phonix cinzento
Boa relação preço qualidade
Recomendo, boa relação preço qualidade
, o
Capacete Abus Aventor branco
Excelente
Muito bom capacete, acenta muito bem na cabeça, esteticamente muito bonito e confortável.
, o
Capacete Mavic Ksyrium Elite grená laranja
Perfeito e muito bonito
É bastante leve, nada incomodativo até mesmo durante 6 horas com ele. 100% funcional, bastante resistente. e não me canso de dizer o quento é bonito.
, o
Capacete Mavic Crossride SL Elite preto
Muito bom.
Muito bom e confortável.
, o
Capacete Bell Tracker preto mate
Excelente qualidade
Excelente qualidade
, o

Marcas Capacetes Ciclismo que lhe podem interessar: