Cronómetros

1 artigos

Quer saber mais sobre cronómetros?

Os cronómetros são um tipo de relógio muito específico que se utiliza para medir frações de tempo muito curtas, como os milésimos de segundo. Em geral, o seu uso estende-se ao âmbito desportivo devido à sua precisão e ótimos resultados.

Os cronómetros são aparelhos eletrónicos muito procurados pelos utilizadores pela sua possibilidade de utilização em vários desportos. Estes relógios têm várias funções, entre as quais se destacam as de cronógrafo, barómetro, termómetro, bússola, altímetro e contador de voltas. Existem cronómetros que desenvolvem apenas algumas destas funções e cronómetros que contam com todas. Dependendo do desporto que se pratique, será necessário um determinado tipo de cronómetro. Contudo, se praticar mais do que um desporto, é recomendável que adquira um cronómetro com a maioria, ou todas, as funções.

Existem dois tipos principais de cronómetros:

- Cronómetros analógicos: são os cronómetros tradicionais, os que marcam as frações de tempo com ponteiros.
- Cronómetros digitais: são os eletrónicos e marcam as frações de tempo com números que aparecem no ecrã do relógio. São mais precisos que os anteriores e, por isso, cada vez mais procurados.

Os cronómetros podem ser resistentes à água e submergíveis até 100 metros. E, no caso dos digitais, costumam ter uma capacidade de memória muito útil, dependendo do modelo, para poder comparar resultados e melhorar os treinos. Juntamente com os pulsómetros, são aparelhos eletrónicos muito eficientes para todos aqueles que praticam desporto de forma regular.


Marcas de cronómetros que podem interessar: