Caixas de direção
Quer saber mais sobre caixas de direção de ciclismo?
As caixas de direção de ciclismo são uma componente da bicicleta que se monta entre o quadro e o garfo. As caixas de direção garantem que a roda dianteira rode corretamente e com suavidade, e, consequentemente, que a mudança de direções faça o mesmo. As caixas de direção têm medidas distintas, mas a mais habitual é 1-1/8".
Caraterizam-se por ter rolamentos , que são aquilo que permite que o tubo do garfo rode, e que facilitam o movimento da roda.
Há duas maneiras de classificar as caixas de direção:
- As caixas de direção de rosca são montadas com porcas exteriores grandes, contraporcas e roscas. Caraterizam-se pelo avanço (componente unido ao guiador) que não faz parte da união do garfo. Para as usar, é preciso que o tubo de direção também seja de rosca, para que seja mais fácil uni-los. A principal vantagem das caixas de direção de rosca é a possibilidade de regular a altura do guiador.
-As caixas de direção ahead são as mais usadas, hoje em dia. Neste caso, o tubo do garfo é liso. O garfo não está sujeito ao quadro. Para as instalar, há que apertar os parafusos do avanço, para que este abrace o tubo do garfo. Na parte superior do avanço, há um parafuso conectado à aranha da direção, que evitará movimentos. Com as caixas de direção ahead, não pode voltar a elevar ou baixar o guiador. Há três tipos de caixas de direção ahead:
Convencionais: os rolamentos estão em conchas externas.
Integradas: os rolamentos, juntamente com as conchas, integram-se no tubo de direção.