Garfos e suspensões Bicicleta

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A suspensão da bicicleta é o sistema ou conjunto de sistemas utilizados para amortecer e proteger o ciclista e a bicicleta das irregularidades do terreno. A suspensão é um elemento chave não só para desfrutar mais do seu desporto favorito, o ciclismo, como é também um grande elemento de segurança.

As suspensões da bicicleta são utilizadas principalmente em bicicletas de montanha, mas também nas bicicletas híbridas e até em algumas bicicletas de estrada. Os mecanismos amortecedores poderão acrescentar peso, mas aumentam a comodidade, o rendimento e a capacidade de controlo sobre um caminho abrupto ou uma estrada com buracos.

Hoje em dia, os garfos são feitos de materiais muito resistentes e leves como a grafite, alumínio, etc. que lhes dão uma grande durabilidade.

Garfos rígidos

Os garfos de bicicleta podem ser rígidos ou de suspensão. No ciclismo de estrada e triatlo, usam-se os garfos rígidos de alumínio ou carbono. As caraterísticas de amortecimento são relativamente baixas, no entanto, o mais importante neste desporto é que os garfos sejam extremamente leves e rígidos .

Garfos de suspensão

Se quer ter maior comodidade e controlo, sobretudo em trekking e MTB, existe uma grande variedade de garfos disponível. Alguns designs são mais simples que outros, pois absorvem a trepidação causada por buracos na estrada através de elastómeros ou recortes de aço, tornando a condução em superfícies defeituosas ou caminhos fora da estrada confortável e segura. Também existem garfos de ar leves e garfos de aço robustos, que geralmente oferecem maior possibilidades de ajuste. Dependendo da área onde vai utilizar a bicicleta, deverá considerar qual o tipo de garfo que melhor se adapta a cada uma das necessidades.

Podemos classificar os garfos de suspensão em função da disciplina ou uso para o qual foram fabricados:

Garfos para Cross Country

Esta disciplina de MTB consiste em atravessar a montanha a alta velocidade, circulando praticamente por percursos planos, com complicações pontuais, pelo que os garfos têm um comprimento (distância de movimento no garfo) de 80 a 100 mm, oferecendo uma suspensão moderada. Isto torna-os mais leves nas subidas e mais velozes nos percursos planos. Para além das bicicletas de Cross Country de competição, também é o comprimento habitual das bicicletas de cicloturismo e uso recreativo geral.

Garfos para Enduro

Falamos de bicicletas de dupla suspensão mais agressivas que, ao contrário das de Downhill, também sobem a montanha, tendo garfos que mantêm um bom comprimento de suspensão (entre 120 e 180 mm), mas são mais leves e de geometria mais normal, pois têm que permitir uma pedalagem mais ou menos cómoda para poder subir a montanha e poder suportar saltos de mais de um metro de altura. Os de comprimento de 120 a 180 mm das bicicletas de Enduro requerem uma geometria específica da bicicleta, já que se aumenta a altura e os ângulos de direção variam. No caso dos "full suspension", são acompanhados por uma suspensão traseira conforme, o que modifica o comportamento final da bicicleta.

Garfos para Downhill e Freeride

O Downhill e o Freeride são modalidades que consistem apenas em descer uma montanha (ou cidade com escadas, rampas, etc.), onde, para além de bicicletas extremamente resistentes, também se utilizam um garfos de grande comprimento com mais de 200 mm.


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