Tensiómetros
Quer saber mais sobre medidores de tensão arterial?
Os tensiómetros são aparelhos que servem para medir a tensão arterial. A atenção arterial é a força, pressão, com que o coração bombeia o sangue para as artérias. Ao medir a pressão arterial com o tensiómetro fica-se a conhecer a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Estes aparelhos são imprescindíveis para as pessoas que praticam desporto e, em especial, para as que fazem treinos de fitness.
O resultado do diagnóstico do tensiómetro divide-se em dois valores:
- Pressão sistólica: É o número que aparece na parte superior do ecrã do tensiómetro e refere-se à pressão máxima.
- Pressão diastólica: É o número que aparece em baixo e indica a pressão mínima.
A pressão arterial ideal é ter um máximo (pressão sistólica) de 12 e um mínimo (pressão diastólica) de 8. Quando a pressão supera os 14 mm de mercúrio (unidade que mede a pressão arterial) de máximo e os 9 de mínimo, considera-se que o utilizador tem hipertensão. Por outro lado, quando o resultado é inferior ao ideal, ou seja, um máximo inferior a 12 e um mínimo inferior a 8, falamos de hipotensão.
Para ter uma pressão arterial estável, é recomendável fazer exercícios cardiovasculares de forma regular. Assim, é possível obter uma tensão arterial ideal, gozar de boa saúde e manter o bem-estar de forma divertida e dinâmica.