Perneiras Ciclismo
Quer saber mais sobre as perneiras?
As perneiras são peças muito utilizadas na prática de diferentes desportos, entre eles o ciclismo. São peças concebidas para proteger a musculatura das pernas, e especialmente, os joelhos. Há dois tipos de perneiras: de pirata e longas.
- As perneiras de pirata cobrem desde a coxa até debaixo do joelho, e são especialmente destinadas à proteção e suporte desta articulação.
- As perneiras longas, por outro lado, ocupam toda a perna e, além de desempenhar as funções anteriores, podem proporcionar um maior cuidado dos diferentes músculos das extremidades inferiores, em função do tecido e material que utilizem.
Assim, a escolha de uma ou outra perneira depende da parte da perna que queira proteger. Um dos fatores mais importantes é o tamanho. A seleção de uma medida errada, pode provocar a constante caída das perneiras, produzindo um incómodo terrível e a perda de segurança proporcionada por este acessório.
Recomenda-se usar as perneiras em percursos longos ou rotas de montanha, já que os músculos e articulações ficam mais doridos durante este tipo de percursos, e este acessório ajuda a diminuir incómodos e favorece a recuperação. Sobretudo, é importante o uso de manguitos e perneiras durante os primeiros quilómetros, para proteger as articulações dos braços e dos joelhos e conseguir que a musculatura alcance uma boa temperatura rapidamente.
São muitos os materiais e tecidos utilizados para fabricar perneiras, cada um com uma utilidade específica, que ajudam o ciclista a obter maior segurança e conforto. Entre eles, destacam-se as perneiras de lycra e o tecido térmico. Também existe um tecido específico para a resistência à água, com suportes antiderrapantes, que permitem ao ciclista manter-se sempre seco.