Forros polares
Quer saber mais sobre forros polares?
Um truque muito comum para escolher a roupa adequada para outdoor é o famoso sistema das três camadas. Nas atividades outdoor é aconselhável vestir-se por camadas. Isto proporciona uma maior eficiência e versatilidade já que permite adaptar-se melhor a possíveis alterações de temperatura ou condições meteorológicas.
Os forros polares fazem parte das chamadas segundas camadas ou segunda pele. São a camada que se põe por cima da anterior. A sua função é o isolamento térmico. São um tipo de roupa que não protege, pois a sua função é reter o calor corporal e evitar que este se evacue e que fiquemos com frio. Também contribuem para a evacuação do suor.
Como escolher um forro polar?
Ao contrário das primeiras camadas, as segundas camadas não devem ser justas ao corpo, pois devem permitir a circulação de ar quente (calor) que o corpo gera para ajudar-nos a manter a temperatura ideal.
Algumas das caraterísticas destas capas são: - Retenção do calor corporal - Evacuação do suor - Peso e volume muito reduzidos - Repelir a água (não impermeáveis)
No caso dos forros polares, é mais conveniente utilizar os de fibras, são mais leves e transpiráveis. O tipo de espessura de fibra é escolhido em função da temperatura em que realizamos a atividade. Normalmente os polares são classificados em 100, 200 e 300 gr/cm2.