Porta-bagagens e Alforges

245 artigosOrdenar por:Mais popularMais baratoMais caro
245 artigos

Quer saber mais sobre os porta-bagagens e alforges?

O porta-bagagens é o acessório que se coloca na bicicleta para instalar alforges, que nos permitem transportar de maneira cómoda e equilibrada uma determinada carga.

Como escolher os alforges?

Devemos escolhê-los em função do peso ou duração da rota que queiramos realizar. Assim, poderemos avaliar em que parte da bicicleta coloca-los. Os alforges determinarão o peso, estabilidade e mobilidade da bicicleta.

Bolsas de guiador

São ideais para transportar objetos de valor (chaves, carteira, câmara de fotos, etc) e muito habituais entre os usuários mais viajantes. O único inconveniente é o peso (7-8 litros máximo), mais limitado do que os alforges traseiros, e que, uma vez que estão colocados no guiador, podem dificultar o manuseamento da bicicleta.

Bolsas de selim

Ao colocar o peso na parte traseira da bicicleta, equilibra-se melhor. A capacidade depende de cada modelo, mas, geralmente, permitem transportar mais peso do que no guiador, sem passar dos 10 kg, especialmente se estão colocados sobre um porta-equipagens no espigão do selim. Também se podem colocar na grelha de um porta-bagagens traseiro clássico. Assim, se o seu tamanho o permite, podemos armazenar mais carga.

Alforges

Os alforges estão fixados nas laterais do porta-bagagens traseiro ou dianteiro. Geralmente, as marcas têm pelo menos dois tamanhos por modelo. As mais pequenas costumam-se recomendar para carregar um peso superior a 25 litros. Esta medida é, normalmente, suficiente, por exemplo em travessias curtas ou na cidade, já que uma bicicleta muito carregada requer maior esforço, especialmente em subidas, pelo que há que ter em conta este fator, dependendo do tipo de terreno por onde nos movimentos. Os modelos maiores têm, normalmente, capacidade para 40 e 50 litros e são ideais para viagens mais largas, normalmente de várias semanas ou meses.

Os alforges não se recomendam para a prática desportiva de MTB, onde é melhor utilizar bolsas habituais de selim ou guiador, ou carregar adicionalmente uma bolsa dianteira no guiador, já que o peso limitará muito as suas possibilidades de fazer rotas de BTT em condições razoáveis. Pelo contrário, podem-se utilizar sem problemas, se circula normalmente em estrada, caminhos e pistas florestais.


Marcas da Porta-bagagens e Alforges que lhe podem interessar:

40% de desconto

40% de desconto no seu e-mail

Registe-se e receba no seu e-mail ofertas de até 40% de desconto em milhares de produtos.

Campo obrigatório