Quadros Bicicleta
Quer saber mais sobre os quadros de bicicleta?
Os quadros de bicicleta são a estrutura rígida na qual se fixam a maioria dos componentes da bicicleta com o selim, o guiador, as rodas e o garfo. São formados por três cápsulas, dois tubos, um telescópio e as forquilhas. É uma peça básica e central para a bicicleta, também conhecida como chassi.
As caraterísticas dos quadros variam em função do uso da bicicleta, é por isso que há uma grande variedade.
Os tráiler são leves e, normalmente, fabricados em alumínio, carbono ou titânio. Há diferentes quadros de estrada, que se adaptam às várias necessidades dos ciclistas e ao tipo de treino.
- De granfondo. São desenhados para saídas longas e permitem que pedale com as costas mais retas.
- Escaladoras. Pensados para ciclistas de vários níveis. Permitem pedalar com uma posição mais alongada.
- Aero. Como o próprio nome indica, são desenhados para melhorar a aerodinâmica, graças aos tubos mais largos. Permitem pedalar numa posição mais alongada do que os quadros escaladores.
Os quadros MTB são fabricados principalmente com alumínio e carbono. Têm algumas diferenças:
- Quadros de alumínio. São os mais comuns.
- Quadros de carbono. Mais leves e flexíveis, o que lhes dá mais capacidade para absorver as vibrações.
Os quadros de ciclocross são parecidos com os quadros de estrada, embora apresentem algumas diferenças. A zona traseira e as cápsulas do garfo são mais amplos, o que dá mais espaço, na hora de incorporar um guarda-lamas.
Os quadros para circular pela cidade ou estrada são construídos em alumínio, aço, carbono ou titânio. São quadros com garfos rígidos e um sistema de fixed gear.
Marcas da Quadros Bicicleta que lhe podem interessar: