Rolos de treino Ciclismo
Quer saber mais sobre rolos de ciclismo?
Os rolos para bicicleta são um dos aparelhos que permitem treinar de forma eficiente quando não é possível praticar ciclismo ao ar livre ou quando não se tem tempo para treinar diariamente. Com o rolo e a nossa bicicleta convencional é possível pedalar dentro de casa. Os rolos são uma alternativa à bicicleta estática clássica.
Existem dois tipos básicos de rolos:
O rolo de rolos, que é formado por três cilindros sobre os quais se coloca a bicicleta sem nenhum tipo de fixação. As rodas fazem rodar os 3 rolos quando pedalamos. Este sistema requer uma certa aprendizagem inicial, pois é necessário manter o equilíbrio sobre os rolos. Por essa razão, é aconselhável ter algum tipo de apoio por perto. Como a bicicleta não está apoiada, ao trabalhar a condição física, podemos, ao mesmo tempo, melhorar o equilíbrio, a técnica e a posição correta do corpo durante o exercício. No entanto, não é recomendado para treinos prolongados, nem para séries de força.
O rolo fixo é um tipo de cavalete que se fixa na roda traseira da bicicleta e tem um único rolo que o faz rodar. Tem um regulador de resistência para modificar a dureza do rolo e poder fazer séries para trabalhar a força, a técnica ao pedalar ou fazer intervalos de intensidade. O seu objetivo é criar a resistência mais parecida à que encontramos ao pedalar num percurso condicionados pelo estado e tipo de estrada, entre outras coisas.
Alguns modelos incorporam dispositivos eletrónicos como pulsómetro, medidor de potência e de distância percorrida ou rotinas programáveis. O modelo mais sofisticado de rolo fixo é o rolo de realidade virtual que permite simular percursos através de uma consola programada.