Carrinho

Sacos-cama

+ marcas

Escolher o saco-cama certo pode fazer a diferença entre uma noite de descanso nas montanhas ou passar dificuldades reais, esperando por horas pelo amanhecer. O saco-cama ou qualquer outra peça de roupa não gera calor diretamente, a temperatura liberada pelo nosso corpo é armazenada no saco, portanto, o maior volume de isolamento trará mais calor. Um dos fatores mais importantes a considerar num saco-cama é o seguinte: a quantidade de enchimento e a qualidade do enchimento.

O tipo de enchimento do saco-cama é um elemento muito importante na compra do seu saco. Podemos diferenciar entre dois tipos de isolamento: sintético e de penas de ganso. O enchimento sintético é perfeito para acampar ou dormir em abrigos de montanha, a fibra sintética é a melhor escolha pelo seu preço competitivo. Além disso, nos últimos anos a qualidade do enchimento foi melhorada notavelmente, chegando mesmo aos sacos de penas. O enchimento orgânico feito de penas de ganso é perfeito para expedições alpinas que duram vários dias e para quem procura uma ótima relação peso/calor. A pena é até à data o melhor material de enchimento.

A qualidade da pena distingue-se pelosCuin, isto é, a medida que compara a relação volume e peso. Este teste é feito colocando os mesmos gramas de pena num tubo de ensaio de uma polegada cúbica, onde a percentagem que ocupa o dito tubo de ensaio nos dará o Cuin da pena. O rango de temperaturas é um parâmetro que identifica a temperatura mínima na qual nos manteremos aquecidos, com base no facto de a pessoa dormir com roupa de "manga comprida". A sensação de frio depende do metabolismo de cada um, e devemos ter em mente que os intervalos variam de acordo com cada fabricante.

Hoje em dia, embora tenhamos testes e padrões de qualidade diferentes, na prática, os fabricantes estão otimistas com os limites atribuídos a cada modelo. Tipicamente, marcam-se entre 3 a 4 temperaturas: máxima (nem todos a incluem), de conforto, limite e extrema. De modo geral, devemos sempre olhar para a temperatura de conforto, uma vez que nos dará uma ideia da temperatura máxima em que podemos dormir confortavelmente. É conveniente escolher, portanto, um saco com uma temperatura de conforto inferior à temperatura mínima em que esperamos dormir, se esta for superior ao esperado, pode sempre abrir o fecho de correr. Temos que ter em mente que a temperatura de conforto de homem e mulher é diferente, pelo que elas devem sempre escolher um saco-cama mais quente.


Marcas Sacos-cama que lhe podem interessar: